SOC disponibiliza funcionalidades exclusivas para gerenciamento e entrega de EPIs

Funcionalidade 20/08/2015

Por meio de relatórios gerados em planilha eletrônica, a solução foi desenvolvida para atender demandas e agilizar o dia-a-dia dos usuários

Uma das missões dos profissionais que atuam em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) é gerenciar de forma eficaz os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Eles estão diretamente relacionados à segurança e bem estar funcional dos trabalhadores de uma empresa, além de proporcionar conformidade legal ao empregador. Usar, manter e substituir de forma correta um EPI pode salvar vidas e preservar a saúde dos trabalhadores no dia-a-dia. Pensando numa fórmula para superar este desafio, o SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional desenvolveu soluções que auxiliam os seus usuários na gestão e entrega destes equipamentos.

O SOC controla desde o cadastro, características, reposição, entrega, compra, valor unitário, validade e Certificado de Aprovação (CA) dos EPIs. Também disponibiliza um link do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para que o usuário atualize suas informações sobre os equipamentos, como novas resoluções, normativas e regras. “Ao fornecer um EPI, o SOC sugere ao técnico do trabalho a data da nova entrega, acompanhado da impressão do termo de guarda e uso do equipamento. Este documento pode ser assinado manualmente ou por meio de biometria, legalizada no contrato de trabalho, como já ocorre com o ponto eletrônico de expediente ocupacional”, explica Cléber Hernandez, líder de projeto do SOC.

Os termos assinados digitalmente são arquivados no SOC GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos, garantido segurança e agilidade no acesso às informações. Os profissionais de SST ainda terão à disposição relatórios de gestão de EPIs. Gerados em planilhas eletrônicas, eles indicam a emissão, data de entrega, Declaração de Recebimento de Equipamento de Proteção Individual e Responsabilidade de Uso e Guarda,  prazo de validade, tipos de fabricantes, convocação para troca, entre outras informações. “Diante de um cadastro de dados, o SOC pode emitir relatórios de custos, auxiliando a área de compras com os reais gastos, cruzando o valor individual versus a entrega dos EPIs. O controle de vencimento do CA também será mais eficaz, filtrando EPIs que estão vencidos ou vencendo em breve”.

Esta funcionalidade do software e os respectivos relatórios vão além da gestão administrativa, já que também auxiliam no Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) e no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). No cadastro é possível saber, por exemplo, o quanto um EPI atenua em percentuais (ou conforme a unidade de medição escolhida) um determinado risco. Ao inserir uma exposição, o SOC aponta o nível de eficácia e se houve exposição ou não conformidade do EPI ao nível do risco. No PPRA, pode constar a informação do valor atenuado pelo uso do EPI. No PPP, ele aponta se o EPI foi ou não eficaz, por exemplo.

As principais vantagens que o SOC proporciona com este tipo de gestão são a diminuição de ocorrências, melhoria dos serviços e agilidade operacional dos processos internos relacionados à proteção do trabalhador. “Nas questões do PPRA, os relatórios ajudam a saber se o valor atenuado, encontrado numa determinada medição, está abaixo do nível de ação do próprio risco. Esse controle atende as áreas de segurança, almoxarifado e compras e gera evidências legais e conformidades com as regras de SST, especialmente aquelas que são relacionadas à prevenção de acidentes e ao uso correto dos EPIs”, finaliza Hernandez.

2 Comentários

  • Antônio Vieira da Cruz disse:

    Boa tarde a todos!

    A programação do SOC é parecida com algum outro do mercado?

    É um programa com facilidade de se trabalhar?

    Grato!

    • Equipe SOC disse:

      Olá, Sr Antônio,

      Um representante da Equipe SOC entrará em contato através do e-mail informado para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o SOC!

      Agradecemos o seu comentário.

4 Trackbacks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *