Conheça o Módulo de Gerenciamento de Cursos e Treinamentos

Funcionalidade 16/06/2016

Com a ferramenta, os gestores podem emitir certificados para eventos, palestras, workshops e cursos

O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional Ocupacional possui, em sua cartela de funcionalidades, o Módulo de Gerenciamento de Cursos e Treinamentos em Saúde e Segurança do Trabalho (SST). A ferramenta dispõe de recursos como emissão e gerenciamento de certificados, conteúdo programático e listas de presença, podendo ser utilizado em diversos contextos. Flexível, o módulo ainda pode auxiliar na melhoria e controle dos mecanismos utilizados para capacitação profissional dos funcionários de Clientes com Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) próprio ou para os clientes finais dos Prestadores de Serviços.

Integrado ao Módulo da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), os certificados de conclusão dos treinamentos podem conter a chancela da própria CIPA e são personalizados de acordo com a necessidade de cada Cliente. No documento vão informações como descrição do curso, carga horária e logotipo da empresa. “Diversos processos utilizados na integração ou treinamento podem constar no módulo, como a frequência, faltas, programação, atividades e palestras, por exemplo. Além de atender o SESMT próprio, os recursos são um diferencial para os Prestadores de Serviços, que podem comercializar cursos, treinamentos e consultorias em SST”, explica Felipe Bicineri, Analista do Centro de Recursos de Conhecimento do SOC.

O recurso é muito importante, especialmente para aplicar a conscientização e capacitação, pontos essenciais para uma Política de Segurança de qualidade. “Educar o colaborador e mostrar como ele deve exercer suas atividades ocupacionais de forma correta, exemplar e segura faz parte das políticas empresariais. O módulo documenta e disponibiliza todas as informações da participação de cada colaborador no curso e ações promovidas pelo empregador. O treinamento é uma etapa crucial na redução de índices negativos em SST”, complementa o Analista.

O módulo ainda atende outros cursos baseados em Normas Regulamentadoras (NRs), como integrações, trabalho em altura e espaço confinado. O Usuário SOC também pode criar novos treinamentos sempre que quiser para uso futuro ou imediato. “Utilizando a base de vidas contida no SOC, é possível criar várias turmas para uso constante. Técnicos e engenheiros de SST são os principais beneficiados, seja em SESMT próprio ou nos prestadores de serviços. Com o advento do eSocial, Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, as informações ocupacionais precisam de organização. O módulo facilita este contexto, pois vai documentar todos os treinamentos individuais”, finaliza.

1 Trackback

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *