Veja a importância da Qualidade de Vida e a saúde emocional no trabalho

Saúde Ocupacional - 23/11/2016

A saúde emocional no trabalho, ou salubridade psíquica, está ligada à produtividade do funcionário, por isso, é fundamental promover a saúde emocional no ambiente laboral

saúde emocional no trabalho

Imagem: Divulgação

Um estudo publicado na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) mostra que as questões psicológicas estão entre as principais causas de afastamento do trabalho. De acordo com a pesquisa, a legislação brasileira ainda não está adaptada para atender os problemas de saúde emocional no trabalho. Para amenizar a lacuna legal, a Política de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) pode levar em conta esse risco invisível.

O artigo propõe inicialmente ajustes na legislação. Afinal, para uma empresa promover a saúde laboral, é preciso aplicar ações que protegem, recuperam e reabilitam o trabalhador. O estado mental impacta diretamente na produtividade do colaborador. Portanto, promover a salubridade emocional deve ser uma preocupação de todos.

O estudo encara o trabalhador como um ser complexo, não como uma máquina de resultados. Com isso, ele é tratado de acordo com as suas dificuldades, pormenores e situações. Esse posicionamento humano da rotina empresarial pode gerar diversos benefícios. Identificação com a empresa, amenização da fadiga de serviço e um conforto interno são alguns deles. Esses resultados costumam envolver o aumento da produtividade, ampliação de responsabilidades e a valorização do trabalhador. Isso tudo especialmente no contexto ao qual ele está inserido.

Promovendo a saúde emocional no trabalho

Ao identificar impacto negativo da saúde emocional no trabalho, o gestor pode reverter o quadro com a abordagem proposta. A partir do reconhecimento e da humanização do trabalhador é possível promover a qualidade de vida dentro da instituição. Como a legislação está desatualizada e considera somente saúde e segurança física, os próprios gestores podem considerar essa metodologia de administração e amenizar os impactos dos riscos invisíveis dentro das próprias empresas.

Um Comentário
  1. […] de exames de admissão e os periódicos, repetidos de tempos em tempos para acompanhar e avaliar a saúde do trabalhador e sua competência física para desempenho de funções. Entre alguns dos exames mais importantes […]

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.