Como escolher o software de gestão de SST ideal para sua empresa

Saúde Ocupacional 02/01/2017

A escolha planejada e assertiva de um software de gestão em SST aumenta a produtividade das empresas e a capacidade competitiva no segmento

software_saude

Foto – Reprodução

A implantação de boas políticas de saúde e segurança do trabalho no ambiente laboral promove a qualidade de vida dos trabalhadores, torna a empresa e os procedimentos laborais mais seguros e possibilita que as corporações cumpram com rigor as normas regulamentadoras, as NRs, de modo a assegurar certificações importantes, como é o caso da ISO 45001, que diz respeito aos requerimentos para o sistema de gestão em Saúde e Segurança Ocupacional.

Contudo, todo esse processo de gestão fica mais facilitado quando é possível  escolher o software de gestão de SST ideal para a empresa, que permita expandir a cultura de prevenção de acidentes, otimizar tempo, alavancar negócios, reduzir custos e aumentar a capacidade de competitividade no setor.

Possibilidade de integração com outros softwares

Um bom software de gestão de saúde e segurança ocupacional (SSO) deve possibilitar a integração entre itens primordiais, como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário ) e LTCAT (Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho). Cada um desses itens auxilia no controle de acidentes e riscos à saúde dos trabalhadores. Um software capaz de integrar-se também a outros sistemas, como ERPs e sistemas de folha de pagamento/RH, otimiza tarefas relacionadas ao eSocial e ao FAP, além de beneficiar a obtenção da certificação OHSAS 18001.

Sistema x visão estratégica de SST

Agilidade operacional e possibilidade de geração de indicadores de gestão para uma visão estratégia das políticas de SST também são fatores a serem considerados na aquisição de um software de gestão de saúde laboral. O SOC – Software Integrado de Gestão Ocupacional, por exemplo, disponibilizou uma ferramenta que possibilita a captação de dados registrados no sistema para a criação de gráficos dinâmicos, chamada SOC Indicadores. A ferramenta permite extrair, customizar, selecionar e padronizar gráficos de SST nas rotinas de gestão ocupacional.

Facilidade de implantação

Reduzir custos é algo que as empresas privilegiam, especialmente em tempos de crise. Por isso, a possibilidade de implantar um software sem necessidade de equipe presencial é uma vantagem competitiva que elimina gargalos e diminui custos de logística. A solução IAD (Implantação à Distância) é uma modalidade opcional no processo de implementação do SOC e que permite que vários colaboradores da mesma empresa participem do processo e conheçam o conteúdo programático, metodologias e todas as documentações do sistema.

Segurança Tecnológica

Com tantas informações importantes, é essencial que o software escolhido mantenha protocolos de segurança e invista constantemente nas melhores práticas de Segurança da Informação. O SOC, por exemplo, orienta os seus colaboradores a seguir uma Cartilha e uma Política de Segurança da Informação. Nesse sentido, a empresa se mantém atenta aos métodos de segurança dos dados e aprimoramento dos processos, com o objetivo de prevenir riscos de invasão e de acesso lógico e físico sem autorização.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *