Dia Mundial da Saúde 2017 discute a depressão

Datas Comemorativas - 07/04/2017

SOC homenageia o Dia Mundial da Saúde 2017, que neste ano discute a depressão e os seus principais problemas

Dia Mundial da Saúde 2017

Hoje, dia 7 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde! Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) discute o tema depressão, mais precisamente “Depression: Let’s Talk”, ou “Depressão: Vamos Conversar”, na tradução literal. A data costuma debater e trazer à tona a discussão temas relevantes para a saúde da sociedade como um todo.

Dia Mundial da Saúde 2017

A depressão pode afetar pessoas de tidas as idades, classe social e até mesmo país. Como a doença impede a pessoa de realizar atividades básicas, pode devastar todas as esferas da vida da pessoa. O impacto costuma afetar os relacionamentos pessoais e profissionais da pessoa, sendo que em casos extremos pode levar ao suicídio. No âmbito ocupacional, é preciso levar em conta os riscos invisíveis, que podem contribuir para desencadear a doença. Segundo uma estimativa, até 2020 a depressão será a segunda maior causa de incapacidade laboral no mundo.

Muitas vezes, a pressão no trabalho acaba gerando um clima ruim. Isso gera tristeza, ansiedade, desânimo, alterações de humor e, portanto, redução no desempenho do colaborador. Nesse sentido, o gestor tem um papel fundamental para proporcionar um bom ambiente de trabalho para a sua equipe. Tais como estabelecer prazos aceitáveis, organizar os procedimentos internos da empresa e proporcionar um período de intervalo entre as principais tarefas do dia. O brasileiro ainda precisa melhorar muito, afinal, 42% dos trabalhadores afirmou já ter sofrido assédio moral, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

História

A data é celebrada desde 1950 e coincide com o aniversário da fundação da OMS, que aconteceu em 1948. A cada ano, a OMS aproveita a data para disseminar fatos, curiosidades e, principalmente, a conscientização da população sobre temas relacionados à saúde.

DEIXE SEU COMENTÁRIO:

Seu e-mail não será publicado. *Campos obrigatórios.