SOC - Software Integrado de Gestão Ocupacional

eSocial

 

eSocial e SOC

O SOC desenvolveu duas integrações para unir os dados de Saúde e Segurança Ocupacional exigidos pelo eSocial com os Sistemas de Folha de Pagamento ou com portal do projeto.

Para elaborar o módulo e as integrações, a Equipe de Desenvolvimento do SOC segue as determinações do Manual de Orientação do eSocial, que hoje está na versão 2.2.

Caso o Governo Federal atualize esse documento, o SOC se compromete a adequar e disponibilizar os dados sem custos adicionais por parte do software!

  • Layouts via web

  • Documentação disponível

  • Suporte técnico

Interface com
Sistemas de
Folha de Pagamento

Os dados requeridos por esses leiautes serão disponibilizados via Web Service, para que os Clientes SOC (diretos ou indiretos) desenvolvam interfaces com o software e integrem essas informações com sistemas de Folha de Pagamento/RH, que serão os responsáveis por reproduzir e transmitir os leiautes ao Governo Federal.

Para essa opção, o SOC disponibiliza documentação, ambiente de desenvolvimento e homologação, além de Suporte Técnico!

Módulo eSocial

O módulo cria, gerencia e transmite os leiautes do eSocial. Os usuários definem a periodicidade para gerar os leiautes de Saúde Ocupacional e o Módulo os disponibiliza no SOCGED, no formato XML (padrão do Manual). Todas as funcionalidades do Módulo eSOCial estão incorporadas ao SOC sem nenhum custo adicional para os nossos clientes.

O módulo permite

  • a) Agendar e automatizar a geração de leiautes;
  • b) Disponibilizar os leiautes via e-mail ou em estrutura FTP SOC;
  • c) Interface manual com o ambiente do eSocial, permitindo que os próprios usuários transmitam os leiautes para o site do Governo Federal (disponibilizado após a liberação do ambiente de homologação por parte do governo).

Solução comprovada

As integrações SOC estão operando em versões iniciais, testadas por parceiros junto ao governo e acompanhadas pela Equipe SOC. Todos os Clientes SOC serão notificados através do Boletim assim que as funcionalidades do SOC para o eSocial estiverem disponíveis. Com o SOC, a sua empresa está preparada para o futuro!

Dúvidas Frequentes

Veja como o SOC atende o eSocial:

  1. Quais são os leiautes do Manual de Orientação do eSocial que o SOC atende?

    O SOC reúne apenas as informações de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), o que corresponde a uma parcela de aproximadamente 20% dos leiautes exigidos pelo eSocial. São eles:

    S-1060: Tabela de Ambiente de Trabalho
    S-2210: Comunicado Acidente do Trabalho (CAT)
    S-2230: Afastamento Temporário (Licença Médica)
    S-2220: Monitoramento de Saúde do Trabalhador (ASO)
    S-2240: Condições Ambientais do Trabalho
    S-2241: Insalubridade, Periculosidade e Aposentadoria Especial

  2. Como será a arquitetura de envio das informações?

    O SOC possui três tipos de integração para atender o projeto e cada uma delas possui uma arquitetura de envio diferente:

    1-Interfaces de Dados (Exporta Dados SOC): As informações de SST serão disponibilizadas via Web Service para integrar os dados do SOC com os sistemas de Folha de Pagamento. Nesse caso, o próprio cliente é responsável por gerar os leiautes de SST, realizar as tratativas de possíveis falhas, reprocessamento, correção de dados e envio desses arquivos para o sistema do Governo Federal (https://www.soc.com.br/WSSoc/services/ExportaDadosSWs?wsdl).

    2-Módulo eSOCial: O Módulo eSOCial cria uma Central de Controle dos leiautes de SST, permitindo que os usuários gerenciem os aquivos via SOCGED, e-mail ou S-FTP, sendo que o próprio Cliente fica como responsável pelo envio desses dados. Com o módulo, é possível verificar o retorno do que foi enviado para o portal do eSocial, tratando de maneira fácil e objetiva as informações apresentadas como incorretas pela validação do Governo.

    3-Integração com o eSocial: Com ela será possível estabelecer uma comunicação entre o SOC e o portal do governo. Dessa forma, será possível enviar os leiautes ocupacionais do SOC direto para a base de dados do governo! Para finalizar essa integração, estamos aguardando a liberação de documentos e do ambiente de homologação do eSocial.

    Para mais informações acesse o nosso Canal no YouTube ou entre em contato com o Suporte SOC!

  3. Há alguma tabela de controle de log dos arquivos exportados?

    Sim, o Módulo eSOCial permite o gerenciamento das informações extraídas do software.

  4. Há algum campo dos leiautes do eSocial cuja a saída não esteja prevista?

    O SOC não contemplará campos não obrigatórios ou cujo entendimento não esteja claro ou não exista algum consenso sobre o mesmo. Em um primeiro momento, os campos que se enquadrarem em uma dessas características não serão extraídos e ficarão em análise até que a informação fique clara.

  5. Como serão tratados os campos obrigatórios do eSocial no software?

    O SOC possui um parâmetro chamado “Obriga o Preenchimento dos Campos Exportados no eSocial”, na tela de Configurações Gerais Empresa/Cliente. Se essa configuração for ativada, o SOC torna automaticamente obrigatório o preenchimento de todos os campos referentes ao eSocial.

  6. A integração com o SOC poderá utilizar a tecnologia SOAP?

    A integração com o SOC via Interface de Dados (especificada no item 2) utiliza a tecnologia SOAP.

  7. Como as mensagens de erro na integração serão reportadas aos usuários?

    A Equipe SOC está aguardando uma documentação mais detalhada e a liberação dos ambientes de homologação por parte do Governo Federal para, então, definir essas diretrizes.

  8. O SOC enviará as informações ao governo ou será necessário criar uma infra para capturar esses arquivos?

    O Cliente SOC poderá escolher entre implementar a sua própria metodologia de envio dessas informações ou utilizar a infraestrutura do SOC para enviar esses dados.

  9. No caso de uma eventual atualização do Manual de Orientação, como o SOC vai se adaptar às alterações?

    A Equipe SOC se compromete a realizar todas as adaptações necessárias sem custos adicionais e no tempo definido pelo próprio eSocial. Tudo isso após a devida análise e definição da melhor forma de aplicar as possíveis alterações.

Quer saber mais?

Veja na prática as vantagens de se tornar cliente SOC e fazer parte de toda uma rede de bons negócios.